Luminotecnica
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA – CT
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Prof. Dr. Rafael Rocha Matias
Luminotécnica
Isaías de Sousa Barbosa Júnior
Jaílson Leite Silva
Leiviane Camarço Barbosa Ferreira
Márcio Hermany Gomes de Oliveira
Teresina
2012
RESUMO
Neste trabalho estudaram-se conceitos, métodos e a importância da luminotécnica. Foram vistos variados tipos de lâmpadas, suas características, ambientes adequados para suas respectivas aplicações e comparativos entre as mesmas. Além disso, foram apresentadas formas de calcular a iluminação e a quantidade de lâmpadas adequadas a um determinado ambiente.
INTRODUÇÃO
Muitas vezes projetistas julgam-se aptos a fazer projetos de iluminação apenas de forma intuitiva e visual. Como consequência, muitos ambientes internos apresentam iluminação deficiente ou por estarem superdimensionados, aumentando, assim, as despesas com energia elétrica, ou por estarem subdimensionados, provocando desconforto e prejudicando os frequentadores de tal espaço.
Iluminar não significa apenas destinar a um local ou superfície uma determinada quantidade de fluxo luminoso, mas criar condições com a luz para que as atividades sejam desenvolvidas pelo modo mais eficiente e confortável. É esse o motivo que torna a luminotécnica tão importante, pois ela fornece as ferramentas necessárias para a criação de ambientes com iluminação adequada através de uma série de procedimentos que vão desde a escolha apropriada dos aparelhos de iluminação até a disposição dos mesmos, tudo isso da forma mais eficiente possível.
GRANDEZAS E CONCEITOS
Primeiramente, para um bom entendimento dos elementos da luminotécnica, é necessário se falar sobre algumas grandezas e conceitos importantes:
Luz: não há como falar em luminotécnica sem considerá-la. A luz representa a parte do espectro magnético que é visível ao olho humano, ou seja, é a radiação capaz de nos produzir sensação visual. Sua cor