lulu macabro
Pela tecnologia e por serem importados, são mais caros. Entre os carros com motor a combustão, as melhores médias foram do Renault Clio básico (flex) e do Smart Fortwo 1.0 Coupé (a gasolina), que é um carro premium.
O ranking contempla 327 modelos e versões de 25 marcas, um crescimento de 211% de participação em relação ao ano passado, quando 151 foram testados. A participação das montadoras é voluntária e, das grandes, a única que não fez parte da edição 2013 é a Chevrolet.
Os testes são feitos em laboratório, simulando as condições da cidade e da estrada. As notas, de A (menor consumo) a E (maior), aparecerão numa etiqueta no carro.
Campeões
Segundo o Inmetro, o carro mais eficiente entre os avaliados foi o novo Ford Fusion híbrido, com média de 16,8 km rodados por litro de gasolina na cidade e 16,9 km/l na estrada. A versão deverá chegar ao Brasil neste ano.
Em segundo ficou o híbrido Toyota Prius, que será lançado em março, com média de 15,7 km/l de gasolina na cidade e 14,3 km/l na estrada. Ambos receberam nota A.
Esse tipo de carro, em determinadas condições e por uma distância limitada pela duração da carga da bateria, consegue rodar apenas com o motor elétrico, evitando gasto de combustível, ou com o auxílio desse motor, o que reduz o gasto.
Por categoria
O Inmetro divide os veículos nas seguintes categorias: subcompactos, compactos, médios, grandes, comercial, fora-de-estrada, utilitário esportivo, minivan, comercial e