Luiz inácio lula da silva
A trajetória de um brasileiro
De líder dos metalúrgicos de São Bernardo, Lula foi um dos fundadores do PT, deputado federal e três vezes candidato à Presidência da República. Foi o primeiro operário eleito presidente da República do Brasil, o pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva (o nome Lula foi acrescentado em cartório em 1982). No registro de nascimento, a data é seis de outubro (dia do primeiro turno da primeira eleição ganha). Mas, na versão da mãe, Eurídice Ferreira Silva, dona Lindu (já morta), o nascimento do caçula teria sido mesmo em 27 de outubro. Por casualidade também, dia marcado para o segundo turno. A coincidência dos números foi o toque cabalístico dessa vitória, após três derrotas em eleições passadas: 1989, 1994 e 1998.
No mais, tudo é estranhamente diferente. Para começar, na República do Brasil só dois outros presidentes exibiram barbas assim como Lula: Deodoro da Fonseca (1889 a 1891) e Prudente de Moraes (1894 a 1898). Foi também o primeiro presidente sem formação militar ou universitária - concluiu a quinta série do primeiro grau e fez um curso técnico pelo Senai. Ideologicamente falando, mais difícil ainda a comparação. Num esforço de boa vontade, mais próximo dele teria sido, talvez, João Goulart (PTB), o ''nacionalista de esquerda''. Mas esse singular momento da história nacional tem outras peculiaridades.
Por exemplo, na trajetória de Lula: menino pobre, vítima da miséria, abandono e da brutalidade de um pai alcoólatra que ele só conheceu aos cinco anos de idade. No sítio Várzea Alegre, em Garanhuns (PE), dona Lindu ficou sozinha com a filharada (seis crianças) e mais um na barriga de oito meses - que mais tarde ela apelidaria de Lula. O marido, o agricultor Aristides Inácio da Silva havia migrado para São Paulo levando junto outra mulher. Anos mais tarde, Lindu vendeu a casa, o terreno, o jumento, os poucos móveis, botou a prole em um pau-de-arara e retirou-se, em viagem de 13 dias por estradas