Luiz In cio Lula da silva nasceu em 1945 numa casa de dois c modos
Luiz Inácio Lula da silva nasceu em 1945 numa casa de dois cômodos, sem luz, água encanada e banheiro. Sétimo filho de um casal analfabeto.
Seu pai tentar a vida como estivador em santos, levando consigo Valdomira Ferreira de Góis uma prima de Eurídice, com quem formaria uma segunda família. Em dezembro de 1952, quando Lula tinha apenas sete anos de idade, Eurídice decidiu migrar para o litoral do estado de São Paulo.
Lula foi alfabetizado no grupo escolar Marcílio Dias. Apesar da falta d incentivo do pai, que achava que seus filhos não deviam estudar, mas apenas trabalhar. Já em São Paulo, á fim de contribuir na renda familiar, começou a trabalhar, aos doze anos, em uma tinturaria. Durante o mesmo período trabalhou como engraxate e auxiliar de escritório. Aos catorze começou a trabalhar nos armazéns onde teve a carteira assinada pela primeira vez permanecendo por seis meses. Começou a trabalhar em uma siderúrgica que produzia parafusos. Foi ali que, em 1964 aos 17 anos um torno mecânico esmagou seu dedo. Em 1964 o fim das liberdades democráticas, a disseminação da censura e a instalação do aparato repressivo coincidem com um longo período de retração da economia, acompanhados de desemprego, abusos trabalhistas e inflação. Lula é convencido por um irmão, militante do então clandestino Partido Comunista Brasileiro, a frequentar reuniões no sindicato.
Em 1975, antes de completar 30 anos, é Lula quem assume a presidência do sindicato.
Em 19 de abril de 1980, é preso e passa 31 dias na cadeia.
Libertado, retoma a atividade sindical e política. Fundar um partido para conquistar espaço nas esferas decisórias, tanto no Executivo quanto na formulação de leis mais justas para os trabalhadores, torna-se uma meta, uma missão inevitável.
Surge o maior e mais importante partido político da redemocratização. Concebido no cotidiano de lutas do movimento sindical, o