Luis Antonio
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÉNCIAS
CURSO CIENCIAS SOCIAIS
Ensaio sobre o texto de Walter Benjamin: “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” (1935-1936)
Prof. Dr. Luís Antônio Francisco de Souza
Disciplina: Teoria Sociológica II
Aluna: Mariana Regina Degiato Jotta (noturno)
Marília 2015
Walter Benjamin em seu texto: “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica" analisa o que vem acontecendo com a arte na Modernidade, na era de sua reprodutibilidade técnica. O autor explica que embora o objetivo da arte sempre tenha sido sua reprodutibilidade, a questão da técnica nessa realização é algo novo. Quando se reproduz a arte por meio de técnicas cientificas surgem alguns problemas, como a perda de autenticidade da obra de arte. Essa perda de autenticidade tem como resultado, segundo o autor, a liquidação do valor tradicional do patrimônio cultural.
O cinema é um exemplo que o autor utiliza como expressão da reprodutibilidade técnica, não apenas o cinema, a fotografia, a música, enfim, no caso do cinema, vê-se hoje ainda mais nitidamente que na época de Walter Benjamin o avanço das técnicas cinematográficas, bem como a velocidade de filmagens, de produção, qualidade de imagem, todo esse avanço técnico ocorreu em vem ocorrendo sistematicamente. No entanto esses novos filmes, essas novas técnicas aponta o autor, não tem compromisso com a arte, as histórias dos filmes são descontextualizadas, não surpreende o público, não excita neste a criatividade e subjetividade, a arte é reduzida a distração e diversão.
O sertanejo enquanto arte musical
A música sertaneja é desdobramento da música caipira, caipira é um termo de origem tupi que designa, desde os tempos coloniais brasileiros, os moradores da roça. (EDVAN ANTUNES 2012). Estes desenvolvem um típico modo de cantar, utilizando como instrumento a viola,