Ludwig Wittgensteim
Neste trabalho, iremos aprender sobre um grande filósofo chamado Ludwig Wittgenstein. Será estudada sua história, obras e como elas influenciaram a filosofia de linguagem.
Biografia
Ludwig Josef Johann Wittgenstein(1889-1951) foi um pensador da modernidade, filósofo da matemática, integrante do Círculo de Viena e contribuiu para a renovação da Lógica na década de 1920, sendo considerado um dos pais da filosofia analítica. Nasceu em Viena e cursou engenharia na Alemanha e no Reino Unido, antes de se matricular na Universidade de Cambridge para estudar matemática pura tendo aulas com Bertrand Russell, que o inicia também em filosofia.Deixa a universidade no começo da I Guerra Mundial, para se alistar no Exército austríaco. Durante o conflito escreve Tractatus Logico-Philosophicus, no qual desenvolve um de seus principais temas: o limite da linguagem.
Por vários anos trabalhou como professor primário no interior da Áustria. Voltou a Cambridge em 1929, apresentou o Tractatus como tese de doutorado, tornando-se professor da universidade. Pouco tempo depois, renega muitas das antigas teorias, para escrever sua segunda grande obra, Investigações Filosóficas, publicada postumamente. Sendo austríaco, foi naturalizado inglês em 1938, vivendo recluso a partir de 1947, ano em que deixa a cátedra na universidade, vindo a falecer em Cambridge.
Obras
Wittgenstein escreveu duas importantes contribuições no campo da filosofia da linguagem, sendo a primeira com o título Tractatus Lógico-Philosophicus em 1921,e a segunda publicada após sua morte em 1953, sob o título Investigações Filosóficas.
Filosofia da Linguagem
No Tractatus, propõe que somente através do completo conhecimento da lógica da linguagem torna-se possível saber o que pode ser dito,e que uma linguagem logicamente perfeita é que nos garante a compreensão do mundo, e é a falta da mesma que causa os problemas filosóficos e a falta de compreensão do mundo. Já em Investigações Filosóficas, ele