lUDOTERIAPIA

4023 palavras 17 páginas
INTRODUÇÃO
A ludoterapia articula o tratamento clínico em duas bases: a relação dialógicae o brincar.
A ludoterapia trabalha a expressão dos sentimentos através da brincadeira. O lúdico, o desenho, caixa de areia, os jogos, eentrevistas comos pais ou responsáveis, foram alguns dos procedimentos usado no percurso como resultados das intervenções, à medida que a confiança e a relação terapêutica foram sendo fortalecidos, os clientes reconfiguraram seus processos de metabolização e nutrição psicológica.
Considerando que a responsabilidade pelas queixas de problemas de aprendizagem na escola e transtornos emocionais ou comportamento em geral não deve ser atribuída à criança ou adolescente simplesmente meramente orgânico e irremediável, mas a todo o contexto neles inseridos, que reflete a dinâmica familiar e outras questões sociais.
As premissas teóricas queapoiam o presente trabalho e a sua consequente atuação na prática do estágio advêm das publicações da Doutora Virginia Axline, (1972) e Violet Oaklander (1994), especialistas e conhecidas internacionalmente na técnica de ludoterapia em tratamento de crianças com transtornos emocionais com base Abordagem Centrada na Criança.
A teoria de Carl Rogers nos remete a uma reflexão sobre o processo da aprendizagem que permeiaa educação tradicional instigando-nos ao desenvolvimento de um posicionamento crítico no sentido de propor mudanças a esse processo apontando assim caminhos para a construção de uma aprendizagem mais significativa para o aprendiz, onde esta,” é mais que uma acumulação de fatos é uma aprendizagem que provoca uma modificação quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes de personalidades”.
“É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência”(Rogers, 2001).
A abordagem Centrada na Pessoa, utilizando o método não diretivo (ou seja, o terapeuta não

Relacionados