Ludo
Ludo ("eu jogo" em latim) é o nome utilizado em português para uma versão do jogo indiano Pachisi, um jogo de corrida para dois a quatro jogadores.
Objetivo
O objectivo do jogo é ser o primeiro a chegar com quatro peões (ou "cavalos") desde uma casa de origem à casa final. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes que os adversários.
Regras
Cada jogador por sua vez lança um dado e faz avançar um dos seus peões (cavalos) em jogo o número de casas indicado. O seis permite colocar em jogo um peão (cavalo) que esteja na casa inicial ou fazer avançar um peão (cavalo) seis casas, e ainda um novo lançamento de dados. O número um também permite que o jogador tire o peão (cavalo), mas é só o seis que permite o jogador a lançar o dado novamente.
Quando o jogador entra com um peão (cavalo) na parte final (onde poderá entrar somente se tirar o número de casas da casa final). Caso tire um número maior, o jogador entra e retrocede o número da casas que sobraram.
Não é permitido mais do que um peão (cavalo) em cada casa. Caso um peão (cavalo) venha a ocupar uma casa ocupada por um peão (cavalo) de outro jogador, o peão (cavalo) original regressará à casa inicial, é o chamado "comer" (principalmente no Brasil). É proibido "comer" o adversário que está na casa de saída.
Quando dois peões (cavalos) de uma mesma cor se encontram em uma mesma casa, forma-se uma torre, tendo outro peão (cavalo) de ocupar esta casa. Só poderá comer a torre, uma vez formada. A torre só caminha para executar esta tarefa, pois somente uma torre poderá comer outra , mandando os dois peões para casa inicial. Não havendo outra, e lançando o dado, o jogador deverá desfazer a torre, caminhando somente com um dos peões (cavalos).
Tabuleiro
Existem quatro peões ou cavalos de cada cor([[verde ]], verde, amarelo e vermelho) o tabuleiro tem a casa de saída logo após a parte final, como o peão (cavalo) não pode retroceder, é necessário dar a volta..
Pertencente à família