Ludicidade
Transmitindo conhecimento de forma divertida ...
Há muito se tem falado que a ludicidade deve ser algo corriqueiro em sala de aula, mas o que vem a ser o lúdico e qual sua importância no desenvolvimento intelectual da criança?
Entendemos que ensinar ludicamente é transmitir conhecimentos de modo a conduzir o aluno ao aprendizado de forma prazerosa, e isso é possível através de jogos e brincadeiras que promovam interação entre a turma e rendam um aprendizado significativo dentro dos conteúdos propostos pela rede de ensino.
Mas isso é possível?
Sim e não é uma coisa do outro mundo quando se aceita, experimenta e se aplica a ideia nova ou apenas repaginada para atender ao público estudantil de hoje.
Bem, ao contrário daquilo que muitos pensam , principalmente aqueles que combatem a forma lúdica de ensinar essa não é uma proposta do presente século. A necessidade de se trabalhar ludicamente não surgiu hoje, ou há uma década atrás, como muitos pensam, e não é uma ideia irrelevante desde que tenhamos a compreensão exata daquilo que dentro dos parâmentros educacionais nos propõem nossos "superiores" embasados em ideias de Piaget, Vigotsky e outros.
Trabalhar os jogos e brincadeiras é explorar (dentro do universo da criança) seu potencial guardado, estimular o seu prazer pelos estudos, observar suas ações, sua forma de pensar de expressar-se de interagir. É desenvolver sua sociabilidade e promover dentro de algo pra ela de suma importância a aquisição de conhecimentos valiosos nas diversas disciplinas, estimulando seu raciocínio lógico ou ainda proporcionando momentos de prazer e amplição de seu conhecimento no processo cognitivo.
Portanto não deixem de explorar os jogos e brincadeiras periodicamente em suas salas de aula.
Transmitam conhecimento de forma divertida