Lucro real vantagens e desvantagens
Sendo que esta correta à estrutura, pois as receitas não operacionais são aquelas que estão ligadas com a equivalência patrimonial. É o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente a participação da sociedade investidora no patrimônio liquido da sociedade investida e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração de resultados do exercício.
Lucro Real: Vantagens e Desvantagens
Em relação a outras formas de tributação admissíveis é comum que os gestores tenham dúvidas das vantagens e desvantagens da opção pela tributação dos resultados contábeis ajustados pelo Lucro Real.
Em tese, esta é a forma de tributação mais justa, por atender à característica mais expressiva do imposto sobre a renda das pessoas jurídicas, que é a incidência sobre o resultado efetivo receitas menos despesas, e não sobre um resultado teórico.
Regra geral, o Lucro Real é mais burocrático e leva ao sistema de não cumulatividade do PIS e COFINS, com alíquotas maiores e crédito das contribuições. Além de incidir sobre uma base mais próxima da efetiva geração de lucro ou do prejuízo do negócio, há vantagens pelas possibilidades maiores de utilização de planejamento tributário.
As vantagens do Lucro Real seriam:
. Possibilidade de compensar prejuízos fiscais anteriores ou do mesmo exercício.
. Admissão de créditos do PIS e COFINS.
. Possibilidades mais amplas de planejamento tributário.
As desvantagens ficariam por conta de:
1. Maior rigor contábil pelas regras tributárias os ajustes fiscais, teoricamente com maior burocracia, pela necessidade de controles e acompanhamentos fiscais e contábeis especiais;
2. Alíquotas do PIS e COFINS mais elevadas,