lucro real lucro presumido
21/09/2012
Daniele Fernanda Ferreira
Prof. Ricardo Rosa Dutra
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo um estudo sobre os dois regimes de tributação: Lucro Real e Lucro Presumido . Dentre essas modalidades o estudo buscou a forma menos onerosa para a empresa analisada, objetivando minimizar os gastos com os tributos federais, IRPJ, CSLL, PIS/PASEP e COFINS, e evidenciar o planejamento tributário como uma ferramenta de gestão. O estudo foi realizado em uma empresa de pequeno porte que atua no comércio e prestação de serviços situada no município de Sete Lagoas .Com os dados coletados através da pesquisa de campo e ao analisar as demonstrações do resultado do exercício e demais documentos nos dois regimes de tributação foi possível constatar que a melhor forma para a empresa em questão é Lucro Real , pois apresentou uma economia de impostos a pagar relevante em relação ao Lucro Presumido.
Palavras-chave: Regimes de tributação. Impostos.
1 INTRODUÇÃO
O planejamento tributário tem seu papel estratégico na preservação da empresa, ele é fundamental como instrumento empresarial para competir em ambiente globalizado e exige também a presença dos atos e fatos registrados pela contabilidade para auxiliar o empresário nas tomadas de decisões, uma vez que sem a informação contábil não há como planejar.
O trabalho tem como objetivo demonstrar, através de um planejamento tributário, a melhor forma de tributação para a empresa Agropecuária X Ltda, será abordados nesse artigo os impostos federais tais como PIS/PASEP, COFINS, IRPJ, CSLL apurados trimestralmente com a finalidade de verificar a possibilidade de diminuir, legalmente, sua carga tributaria.
A empresa Agropecuária X Ltda, situada em Sete Lagoas desde a sua fundação, em 01/06/1992, tem como atividade fim o comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para