Lucro operacional
Receitas Segundo a definição do CFC Receita é a expressão monetária, validada pelo mercado, do adjunto de bens e serviços da entidade, ou seja, (em determinado período de tempo), e que provoca um acréscimo simultâneo entre ativo e patrimônio líquido, avaliado separadamente da redução do ativo (ou do acréscimo do passivo) e do patrimônio líquido causados pelo esforço em produzir tal receita. De acordo com Sprouse e Moonitz, a receita representa uma mensuração do valor de troca dos produtos (bens ou serviços) de uma empresa durante determinado período.
DRE – Demonstração do Resultado do Exercício
A Demonstração do Resultado do Exercício constitui-se do relatório das operações realizadas pela empresa durante determinado período. Diante do confronto das receitas, dos custos e despesas é possível verificar o resultado líquido do período, ou seja, se Lucro ou Prejuízo. Entre as muitas finalidades da DRE, podemos citar: Interessa aos investidores de ações e debêntures; Os Bancos podem apurar a rentabilidade das empresas para atender aos financiamentos solicitados pelas mesmas; Aos acionistas ou quotistas, pois são informados sobre o resultado das operações; Aos próprios administradores para medirem a eficiência e, quando necessário, alterarem a política dos negócios da empresa, como exemplo: alteração de preços, o aumento de produção, expansão da propaganda, etc.
De acordo com a legislação, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício a discriminar:
A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
As despesas com vendas, despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
O lucro ou prejuízo operacional, outras receitas e despesas
LUCRO OPERACIONAL
É o lucro proposto para efeito de