Lucro fluxo
Quando e como as empresas trabalham com ele?
LUCRO INFLACIONÁRIO
Segundo o professor Iudícibus (1990), só existe lucro inflacionário quando a empresa contrata empréstimo à taxa nominal de juros menor do que a taxa de inflação .
Embora praticamente não haja mais no Brasil empréstimos contratados à taxa de juros negativa, algumas empresas vivem hoje uma situação até certo ponto estranha. Após o Plano real, o Banco Central do Brasil vem mantendo a taxa do dólar praticamente estável e, como a inflação ainda persiste, a taxas bem reduzidas, é verdade, em relação às vividas anteriormente, as empresas que têm passivos vinculados à variação do dólar estão obtendo lucros inflacionários. Poderíamos até dizer que esses passivos podem ser considerados empréstimos subsidiados.
Fluxo de Caixa:
O que é?
Como funciona ? (método direto e indireto)
Método de apresentação
Segundo o CRCSP (1997:112-113), o fluxo de caixa referente às transações originadas de atividades operacionais poderá ser apresentado pelo método direto ou indireto. O FASB através da FAS-95 incentiva, mas não exige a utilização do método direto. Com relação às transações originadas em atividades de investimento ou financiamento, tanto pelo método direto como pelo indireto não apresentam diferença na demonstração do fluxo de caixa. A apresentação pelo método direto, do demonstrativo do fluxo de caixa das atividades operacionais, deve refletir o montante bruto dos componentes principais dos recebimentos e dos pagamentos por caixa, tais como: ➢ recebimento de clientes, aluguéis e outros recebimentos similares; ➢ recebimento de juros e dividendos; ➢ quaisquer outros recebimentos por caixa; ➢ pagamento a empregados, fornecedores incluindo os de serviços como seguros, propaganda e outros; ➢ pagamento de juros, impostos e outros pagamentos similares; ➢ quaisquer outros pagamentos por caixa.
A empresa