Lucro de Salim
PROCESSOS GERENCIAIS
ATIVIDADE “LUCRO DE SALIM”
CURITIBA
2014
ATIVIDADE “LUCRO DE SALIM”
CURITIBA
2014
A pergunta proposta na atividade do texto “Lucro de Salim” é: Será que a linha de raciocínio de Salim, para apurar lucro, encontra respaldo na literatura acadêmica?
De acordo com a leitura do texto e uma análise profunda sobre o conceito lucro, o grupo chegou a uma conclusão. Primeiro citamos a definição de lucro da literatura acadêmica da contabilidade: O lucro líquido é basicamente o resultado do excedente da receita em determinado período. Segundo Hendriksen e Van Breda (1999), o conceito mais “harmônico” de lucro líquido contábil é a diferença entre receitas e despesas, todos os ganhos e perdas. Além disso, o lucro líquido é obtido pelo demonstrativo contábil chamado DRE – Demonstração de Resultado do Exercício.
Já a definição de lucro na visão de Salim era mais complexa – mas não muito diferente. Ele primeiro afirma que a metodologia de apuração de lucro deve se ajustar ao propósito para o qual ela se destina. Ou seja, a DRE pode demonstrar o lucro em moeda e para verificar a situação econômica. O propósito da metodologia de Salim era apurar sem precisão os retornos de seu trabalho e da expansão de seu negócio, como por exemplo: os diplomas de médico, engenheiro e administrador que filhos de Salim obtiveram, a mansão que Salim possuía em Curitiba, o apartamento de cobertura que Salim tem em Caiobá , a fidelidade dos clientes que eram fiéis a seus produtos e serviços, ou seja bens intangíveis e que não eram em moeda. Isso para Salim era seu lucro, os quais não tem como ser medidos e essa visão encontra respaldo na literatura se forem também considerados além dos bem tangíveis os bens intangíveis, pois tudo que foi citado acima é resultado do excedente da receita. A metodologia de Salim para apurar o lucro se destinava a demonstrar o lucro adquirido a longo