Lucio Carlos Aula De Soteriologia

1550 palavras 7 páginas
Lucio Carlos
Decretos de Deus.
Predestinação

Predestinação
As palavras traduzidas como“ predestinou “/“predestinados” nas Escrituras vêm da palavra grega “proorizo”, que carrega o significado de “anteriormente determinado”, “predestinar”, “decidir de antemão”. Então, predestinação é Deus determinando antes, o acontecimento de certas coisas.
A. Os Objetos da Predestinação
Predestinação no sentido mais amplo do termo refere-se a todas as criaturas racionais de Deus. Abrange todos os homens bons e maus, e isso não meramente como grupos, mas como indivíduos (Atos 4:28; Rm. 8:29, 30; 9:11-13; Ef. 1:4-6). Além do mais, esse decreto inclui também os anjos, bons e maus. A Bíblia fala não somente de “santos anjos” (Marcos 8:38; Lucas 9:26), e de anjos maus que não guardaram seu primeiro estado (2Pe. 2:4; Judas 6); mas faz também menção explícita de anjos eleitos (1Tm. 5:21), implicando assim que existem também anjos não-eleitos. Visto que muitos dos anjos nunca caíram, a predestinação dos anjos não pode ser concebida da mesma forma que aquela dos homens. Deus não escolheu certo número de anjos dentre a massa comum caída, deixando os outros perecem em seu pecado. A predestinação deles consiste nisso: que Deus decretou, por razões suficientes para Si mesmo, dar a alguns anjos, em adição à graça com a qual foram dotados na criação e que incluía poder suficiente para permanecerem santos, uma graça especial de perseverança, e privou os outros dessa. Finalmente, Cristo como o Mediador foi também o objeto da predestinação divina. Isso significa simplesmente que, como Mediador, Ele era o objeto especial do bom prazer de Deus (1Pe. 1:20, 2:4).
Eleição
As Duas Partes da Predestinação
Eleição e reprovação.
1. ELEIÇÃO
Definição: Ela pode ser definida como o propósito eterno de Deus de salvar alguns da raça humana em e por Jesus Cristo.
A Bíblia fala de eleição em mais de um sentido: (a) a eleição de Israel como um povo para um serviço especial e também para privilégios especiais

Relacionados

  • canudos
    187432 palavras | 750 páginas
  • Teologia
    186944 palavras | 748 páginas
  • biblico
    150397 palavras | 602 páginas
  • Historia da vida privada 3 - da renascença ao século das luzes (pdf) (rev)
    203872 palavras | 816 páginas