Lucimar Trabalho
manifestações populares no brasil
MANIFESTAÇÕES POPULRE
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 - INTRODUÇÃO
A situação social e política de uma sociedade pode ser um indicador que qualifica os movimentos, ao mesmo tempo que oferece as bases para identificar as causas de seu surgimento. A partir desse ponto de vista, a trajetória dos movimentos era interpretada por meio de conceitos de classe social e luta de classes.
A compreensão de que as manifestações coletivas são históricas com algumas características estruturais que permitem seu estudo e teorização, demonstrando não serem em vão mesmo que não alcance os seus principais propósitos.
As manifestações são uma poderosa força de mudança na sociedade, na construção de uma cidadania e de uma justiça social.
No Brasil as manifestações populares começaram desde o inicio da sua história política. São inúmeros relatos de mobilizações vitoriosas. Os governantes passam a ouvir clamor da população e assim atender as necessidades básicas do povo. Com o passar do tempo, as negociações entre a sociedade e o governo passar a ser dificultada pela chegada da globalização e do neoliberalismo.
Atualmente esse impasse reflete na força que a população quando decide reivindicar seus direitos. Há um grande desafio a ser enfrentado pelo governo já que o país está com um crescimento desordenado e que existe conflito de interesses e necessidades prioritárias entre a população e o Estado.
O processo de crescimento e mudanças que está em curso provoca profundas alterações em vários setores da sociedade, tudo tem que ser reorganizado e reordenado, economia renovada, transformação política, social e cultural.
A transformação das políticas sociais que realmente funcionem, melhorando as condições de vida do povo.
2 - DESENVOLVIMENTO
Ao longo da história, os movimentos sociais foram percebidos e estudados de