Lucca paccioli
Nasceu em 1445 e morreu em 1517. Monge franciscano, foi um famoso matemático italiano. É considerado o pai da contabilidade moderna; é um ícone de nossa história, não só porque teve a primeira obra impressa onde inseriu um Tratado sobre Escrituração por Partidas Dobradas, mas, especialmente por ter rompido uma inércia e por fazer conhecido um dos mais importantes critérios de registro que toda a história da humanidade conheceu.
No ano de 1494 foi publicado em Veneza sua famosa obra “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti” (coleção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, proporção e proporcionalidade). Pacioli tornou-se famoso devido a um capitulo deste livro que tratava sobre contabilidade: “ Particulario de compusties et Scripturis”. Nesta seção do livro Pacioli foi o primeiro a descrever a contabilidade de Partida dobrada, conhecido como método veneziano, por este fato ele é considerado atualmente o Pai da Contabilidade Moderna.
Luca Pacioli enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.
Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a "Summa de Aritmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá", impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração.
A seguir conceituava inventário e como fazê-lo. Discorria sobre livros mercantis: memorial, diário e razão, e sobre a autenticação deles; sobre registros de operações: aquisições, permutas, sociedades, etc.; sobre contas em geral: como abrir e como encerrar; contas de armazenamento; lucros e perdas, que na época, eram "Pro" e "Dano"; sobre correções de erros; sobre arquivamento de contas e documentos, etc.
Um dos objetivos mais importantes da contabilidade era fornecer informações ao proprietário. De acordo com Pacioli: “fornecer aos empresários informações sobre seus ativos e exigibilidade”.
Luca Pacioli