Lucas
Em textos literários antigos, encontramos citações sobre a origem de sapos a partir da lama. Essa noção, que os seres vivos surgem a partir da matéria inanimada, perdurou desde a antiguidade até o século 19 e ficou conhecida como teoria a geração espontânea ou abiogênese ( do grego a = prefixo de negação; bio = vida; gêneses = origem ).
Biogênese versus abiogênese os experimentos de Redi
Em 1968, Francesco Redi ( 1626- 1697 ) investigou a suposta origem de vermes na carne em decomposição. Na época, o surgimento desses vermes era interpretado como fruto da geração espontânea. No entanto, Redi questionava essa interpretação, porque notava que as moscas são atraídas por corpos em decomposição e neles depositavam seus ovos. Desses ovos surgiram as larvas que se transformam em moscas adultas. Para testar sua hipótese, Redi realizou o seguinte experimento: colocou pedaços de carne crua dentro de um frasco deixando um fechado e outro aberto. De acordo com a hipótese da abiogênese, deveriam nascer vermesou moscas da decomposição da própria carne. Esse experimento confirmou a hipótese de Redi e comprovou que não havia geração espontânea de vermes a partir de corpos em decomposição.
Hipótese sobre a origem da vida
A aceitação da hipótese da biogênese gerou novo questionamento: se todos os seres vivos surgem de outros preexistentes, como surgiu o primeiro?
Pelo menos três possibilidades tem sido levantadas para responder a essa pergunta.
1ª Origem por criação divina ( criacionismo ) essa é a mais antiga de todas as ideias sobre a origem da vida e tem um forte cunho religioso, sendo até hoje aceita por fieis de varias religiões.
2ª Origem extra terrestre panspermia de acordo com essa proposta, os seres vivos não se originaram na terra mas em outros planetas. Eles teriam sido trazidos pra cá, como esporas ou outras formas de resistência, aderidas a meteoritos que caíram e continuam a cair em nosso planeta.
Esses dados reforçam a