lucas
Em 1899, Freud publicou “A Interpretação dos Sonhos”, um de seus livros mais importantes. Nele, Freud afirmou que todos os sonhos, mesmo os pesadelos, são cheios de desejos provenientes da libido, que está muito, mas não exclusivamente, voltada aos desejos sexuais. Os sonhos seriam então a expressão na mente da disputa entre os desejos e as proibições, já que ao dormimos os mecanismos de autocensura relaxam mas não deixam de existir. Segundo Freud, os sonhos precisam ser interpretados para alcançarmos seus reais significados.
No começo do século 20, Freud intensificou sua prática clínica e sua produção acadêmica com a publicação de suas descobertas numa série de livros fundamentais para o estabelecimento da psicanálise. Entre essas obras estão “A Psicopatologia da Vida Cotidiana” (1904) e “Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade” (1905).
O alcance das teorias freudianas foi além do campo terapêutico e chegou aos estudos culturais e sociais. Seus estudos sobre a religião, a cultura e a repressão produziram importantes contribuições para a compreensão desses fenômenos produzidos pela humanidade, como nas obras “Totem e Tabu” (1913), “O Futuro de uma Ilusão” (1927) e