Lucas correia de sampaio
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPTO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR
1. Qual a finalidade principal das reações de transaminação e em que compartimento celular tais reações ocorrem?
2. Exemplifique as reações de transaminação cujos doadores de grupamentos amínicos são os aminoácidos alanina e aspartato.
3. Qual o papel do piridoxal-fosfato nas reações de transaminação?
4. Esquematize a reação catalisada pela glutamato desidrogenase, colocando todos os componentes participantes deste processo.
5. Como ocorre a regulação da glutamato desidrogenase?
6. Por que a amônia é tóxica?
7. Quando o grupamento amina de um aminoácido é liberado (por exemplo, por ação da glutamato desidrogenase), rapidamente ele é transformado em íon amônio (NH4+). Qual a razão para isto?
8. Qual a finalidade da formação da glutamina nos tecidos periféricos e qual(is) a(s) etapa(s) enzimática(s) envolvida(s) neste processo?
9. Como se dá a formação da alanina no músculo esquelético, considerando a oxidação dos aminoácidos?
10. Cite as etapas envolvidas no metabolismo do grupamento amínico no fígado.
11. Cite as etapas envolvidas no metabolismo do grupamento amínico nos tecidos periféricos, dando ênfase ao transporte na forma de glutamina.
12. Cite as etapas envolvidas no metabolismo do grupamento amínico nos tecidos periféricos, dando ênfase ao transporte na forma de alanina.
13. Comente sobre a ligação existente entre o ciclo da uréia e o ciclo do ácido cítrico?
14. Quantos equivalentes de ATP são gastos no ciclo da uréia e quais as reações envolvendo o consumo de tais moléculas energéticas?
Respostas
1 - Transferir o grupo alfa-amino de uma aminoácido para o alfa-cetoglutarato (cetoácido), produzindo o respectivo alfa-cetoácido do aminoácido. O efeito é coletar os grupos amino de muitos aminoácidos diferentes na forma de apenas um, o L-glutamato. Os aminoácidos do glutamato poderão ser utilizados