lubrificação
O lubrificador ou vaporizador do sistema pneumático tem como principal função “Transportar” partículas de óleo junto com o ar a fim de lubrificar todos os equipamentos da máquina que são atuados pelo ar comprimido. Isso minimiza a oxidação das partes metálicas e diminui o atrito das partes móveis.
4.2.4 Abastecimento e regulagem do lubrificador
Verificar diariamente o nível de óleo do copo lubrificador completando quando necessário conforme a figura 8. ATENÇÃO: O uso de diferentes marcas ou tipos de óleos tende a provocar reações químicas entre os componentes de forma a gerar uma pasta espessa no fundo do reservatório que poderá obstruir os pontos de lubrificação. Isto poderá comprometer a vida útil ou desempenho de partes vitais da
MFCNC. Se a marca ou o fornecedor de óleo, ou as especificações sofrer alteração, ou ainda se for constatada a presença de partículas ou água no óleo, deve-se esgotar totalmente o recipiente, efetuar a limpeza e completar com o novo óleo.
ATENÇÃO: Para realizar a limpeza do lubrificador é necessário desligar a alimentação pneumática e soltar o copo girando-o no sentido anti-horário.
CUIDADO: O recipiente que armazena o óleo no copo do lubrificador é feito de vidro. Durante a manutenção do conjunto deve-se cuidar para que o anel de vedação no topo do copo não sofra danos e esteja presente sob pena de ocorrer vazamento de óleo ou ar. O lubrificador sai regulado e lacrado de fabrica, contudo é necessário verificar se está havendo o gotejamento com a passagem do ar. A regulagem do vaporizador ou lubrificador é feita por meio de um parafuso existente acima do copo do vaporizador. Para executar esta regulagem deve-se observar a especificação do equipamento, e girar o parafuso no sentido horário ou anti-horário, a fim de aumentar ou diminuir o gotejamento conforme a necessidade da MFCNC.
FLUIDOS
Especialmente no momento de reabastecimento de quaisquer fluidos na
MFCNC, deve-se