lubrificação
O lubrificante é conhecido por qualquer substância que pode ser utilizado para reduzir o atrito entre peças e componentes mecânicos. Assim como os lubrificantes sólidos, os lubrificantes gasosos são usados apenas em casos especiais, onde não é possível aplicar os lubrificantes mais comuns como graxas ou óleos, em componentes que trabalham sob altíssimas rotações, onde possa haver a combustão ou congelamento dos demais lubrificantes ou onde haja dificuldade de penetração por contas de folgas extremamente pequenas.
Apesar de o ar ser o mais utilizado outros gases está já a ser aplicados, como sejam: os hidrocarbonetos halogênios, o azoto líquido, o hélio, etc.
Mesmo este tipo de lubrificação ser um caso raro não podemos deixá-la de lado afinal, nunca saberemos qual o tipo de trabalho que poderemos lidar na carreira profissional.
2.O QUE SÃO LUBRIFICANTES? Um lubrificante é toda a substância sólida, semi sólida, líquida ou gasosa, de origem animal, vegetal, mineral ou sintética que pode ser utilizada para reduzir o atrito entre peças e os mecanismos em movimento.
3.LUBRIFICANTES GASOSOS
Na lubrificação por gases, o ar é o lubrificante mais utilizado, particularmente em órgãos de alta velocidade e cargas leves, como ultra centrifugadoras, retificadoras de alta velocidade, giroscópios, turbinas de gás, mísseis, foguetões, etc. Apesar de o ar ser o mais utilizado outros gases está já a ser aplicados, como sejam: os hidrocarbonetos halogênios, o azoto líquido, o hélio, etc.
OBS: Lubrificante tem uma história muito recente.
4.HISTÓRIA
Uma revisão histórica acerca do desenvolvimento dos lubrificantes ficaria incompleta se não fossem mencionados os óleos e as massas lubrificantes encontrados na natureza. No Egito, no tumulo de Tebrut Hetep, datado de 1650 A.C., foi encontrada uma inscrição explicando como o azeite era aplicado em placas de madeira para mover com mais facilidade