Lubrificantes
Controla a formação de depósitos e protege as partes internas contra o desgaste e a corrosão, e apresenta alta resistência à oxidação e à nitração.
Os motores a gás utilizados em centrais de potência, aterros sanitários, estações de tratamento de águas residuais e fábricas de biogás são caracterizados pela sua utilização contínua na capacidade máxima. A elevada resistência à detonação dos gases de combustão originam elevadas pressões efectivas nos motores que, por sua vez, originam temperaturas de combustão bastante elevadas. Consequentemente, os óleos para motores a gás devem apresentar as seguintes características:
1) elevada estabilidade térmica;
2) elevada resistência ao envelhecimento;
3) boas propriedades de neutralização
A principal função de um lubrificante é formar uma película que impeça o contato direto entre duas superfícies que se movem relativamente entre si. Com isso, o atrito é reduzido a níveis mínimos, quando comparado ao contato direto, exigindo uma menor força e evitando o desgaste dos corpos. Controla a formação de depósitos e protege as partes internas contra o desgaste e a corrosão, e apresenta alta resistência à oxidação e à nitração. Apresenta baixa solubilidade em gases de hidrocabonetos, mantendo as suas características de viscosidade e fluidez e a função de lubrificação durante os estágios de compressão.
Com a evolução dos lubrificantes, estes passaram a acumular novas funções como proteção contra corrosão, auxílio à vedação, transferência de calor, retirada de produtos indesejáveis do sistema, etc. As principais vantagens de ordem técnica decorrentes de uma lubrificação fluida são a redução do desgaste nas peças, a diminuição de perdas por atrito e o aumento da segurança de operação.Compressor a gás
Óleo lubrificante sintético de alto desempenho para compressores de gás.Lubrax Compsor GAS é um óleo lubrificante 100% sintético, de base PAG