LUBRIFICANTES INDUSTRIAIS
QUIMICA INDUSTRIAL
LUBRIFICANTES INDUSTRIAIS
[Digite o nome do autor]
[Escolha a data]
Trabalho de Química Industrial para obtenção de nota para NP1 do curso de Engenharia Civil
2
SUMARIO
Introdução
3
Lubrificantes Industrial
4
Origem dos Lubrificantes
4
Classificação dos lubrificantes
5
Viscosidade
6
Conclusão
9
Bibliografia
10
3
INTRODUÇÃO
Os lubrificantes são fluidos utilizados em determinados sistemas para impedir o atrito provocado por escorregamentos das peças ou por rolamento, ou seja, quando ele rola sem deslizar. Os lubrificantes possuem uma classificação, uma composição e devido isso, cada um possui uma característica bem definidas, pois eles podem ser mais viçosos ou menos viscosos, essa viscosidade influencia diretamente no atrito, diminuindo ou aumentando – o. Nesse trabalho sera explicado com mais detalhes sobre a importância dos lubrificantes.
4
1. LUBRIFICANTES INDUSTRIAIS
Para falar de lubrificantes é preciso entender antes ò porque do seu uso. Ao colocar duas peças uma sobre a outra e arrastá-la ou no caso de uma peça cilíndrica fazer com que ela role, causa uma força chamada Força de atrito, esse atrito pode causar vários problemas ao sistema, como o aumento da temperatura, causar barulho e desgaste das peças, então foi pensado em algo que combatesse esse atrito.
2. A ORIGEM DOS LUBRIFICANTES
Por volta de 2500 antes de Cristo, os egípcios utilizavam troncos de arvore entre os trenós e o solo no intuído de diminuir o atrito, esses trenós transportavam as pedras para construir as pirâmides, nesta mesma época os egípcios começaram a utilizar como lubrificante o sebo de boi e carneiro, mais adiante os gregos também começaram a usar esse lubrificante vindo da gordura animal, para lubrificar as rodas de seus carros que eram puxados por cavalos. Por volta do século VIII, os vikings também se utilizou de gordura animal, nesse