Lubrificante automotivo
INTRODUÇÃO
Com finalidade única de ajudar a entender sobre “LUBRIFICANTE AUTOMOTIVO”, que é de extrema importância para o seu dia-a-dia, apresentarei as finalidades do óleo lubrificante automotivo, tipos, características, classificação segundo o empenho do motor e viscosidade do óleo e os seus efeitos da lubrificação no motor do carro.
Acompanhando os textos e resolvendo os exercícios dos mesmos, tenho a certeza de que você, ao final deste módulo, terá condições de identificar qual é o melhor lubrificante a ser empregado no motor do automóvel.
ÓLEO LUBRIFICANTE DE MOTOR
Lubrificar é aplicar uma substância (lubrificante) entre duas superfícies em movimento relativo, formando uma película, que evita o contato direto entre as superfícies, promovendo diminuição do atrito, e conseqüentemente do desgaste e da geração de calor.
As causas do atrito podem ser várias, sendo as mais prováveis a rugosidade e a tendência de peças planas se colarem. O atrito é totalmente indesejável no caso de partes metálicas em movimento, pois implica em geração excessiva de calor e desgastes das peças além da perda de energia pela fricção entre elas, causando uma perda de rendimento e um consumo adicional de combustível. Uma vez que o atrito e o desgaste provêm do contato direto das superfícies, a melhor forma de reduzi-los é manter as superfícies separadas, intercalando-se entre elas uma camada de lubrificante
1- FUNÇÕES QUE O ÓLEO LUBRIFICANTE DESEMPENHA DENTRO DE SEU MOTOR
- Lubrificar - a função primária do lubrificante é formar uma película delgada entre duas superfícies móveis, reduzindo o atrito (diminuição de temperatura) e suas conseqüências, que podem levar à quebra dos componentes.
- Refrigerar - o óleo lubrificante representa um meio de transferência de calor, "roubando" calor gerado por contato entre