Lubrifica O
Para conferir, retirar ou melhorar certas propriedades especiais dos lubrificantes, que não condizem com o desejado, especialmente quando o lubrificante é submetido a condições severas de trabalho, são adicionados produtos químicos aos óleos lubrificantes, que são chamados aditivos.
Os principais tipos de aditivos são: anticorrosivos, antiperspirantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc.
Os aditivos em óleos lubrificantes são substâncias formuladas para a melhoria das propriedades físicas e químicas de antifricção dos óleos de base (minerais, sintéticos, vegetais ou animais), o que resulta no aumento do desempenho do lubrificante e estende a vida útil do equipamento.
A exata combinação de diferentes aditivos e suas quantidades são determinadas pelo tipo de lubrificante (óleos de motor, óleos para engrenagens, óleos hidráulicos, fluidos de corte, óleos para compressores, entre outros) e as condições específicas de funcionamento (temperatura, cargas, materiais das peças de máquinas, meio ambiente).
Para conferir, retirar ou melhorar certas propriedades especiais dos lubrificantes, que não condizem com o desejado, especialmente quando o lubrificante é submetido a condições severas de trabalho, são adicionados produtos químicos aos óleos lubrificantes, que são chamados aditivos. Os principais tipos de aditivos são: anticorrosivos, antiespumantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc.
Características
Óleo lubrificante sendo colocado num motor com o auxílio de um funil.
As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade (IV) e a densidade.
A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa); quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas.
A