loções e cremes
1- Os tensoativos, também chamados de surfactantes, são substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos. São substâncias que permitem conseguir ou manter a emulsão.
2- Possuem em sua estrutura uma parte lipofílica (ou hidrofóbica) e uma parte hidrofílica responsávei pela absorção de moléculas tensoativas na interface líquido-líquido, líquido-gás ou líquido-sólido de um dado sistema. Simplificando: São feitos de moléculas na qual uma das metades é solúvel em água e a outra não.
3- Devido as suas estruturas e propriedades, substâncias tensoativas em presença de água e óleo, aderem-se nas interfaces orientando-se de maneira que o grupo polar fique voltado para a fase aquosa e o grupo apolar para a fase oleosa, formando um filme molecular ordenado nas interfaces, que reduz as tensões interfacial e superficial. A estabilidade do filme depende da natureza dos grupos hidrofólico e lipofilico.
4- Tensoativos podem ser classificados como:
Catiônicos: são agentes tensoativos que possuem um ou mais grupamentos funcionais que, ao se ionizar em solução aquosa, fornece íons orgânicos carregados positivamente.Exemplos típicos são os quaternários de amônio.
Aniônicos: são agentes tensoativos que possuem um ou mais grupamentos funcionais e ao se ionizar em solução aquosa, fornece íons orgânicos carregados negativamente e que são responsáveis pela tenso atividade. Um exemplo é o dodecanoato de sódio.
Anfóteros: são agentes tensoativos que contem em sua estrutura tanto o radical acido inflamavel como o básico. Esses compostos quando em solução aquosa exigem características aniônicas ou catiônicas dependendo das condições de pH da solução. Os tensoativos anfóteros mais comuns incluem N-alquil e C-alquil betaina e sultaina como também álcool amino fosfatidil e ácidos.
5 -Micelas são agregados moleculares, possuindo ambas as regiões estruturais hidrofílica e hidrofóbica, que dinamicamente se