Louis Pasteur
Biografia
“A imaginação deveria dar asas aos nossos pensamentos, mas nós sempre precisamos de uma prova experimental decisiva, e no momento de refletir, interpretar nossas observações e concluir, a imaginação deve ser verificada e documentada pelos resultados do experimento”. Com essa afirmação Louis Pasteur mudou completamente a forma de se fazer ciência em sua época, contudo esse brilhante cientista foi também fundamental para a biologia e a medicina por seus estudos em química e microbiologia.
Nasceu no dia 27 de dezembro de 1822 em Dole na França, mas em 1827 Louis Pasteur e seus pais se mudaram pra Arbois, onde passaria grande parte de sua vida e desenvolveria seus estudos sobre vinho. Pasteur cresceu em uma área vinícola onde despertou grandes interesses pela arte, principalmente por pinturas, e pelo vinho. Tais interesses o levariam posteriormente à sua primeira grande descoberta na ciência, e seria o início do ciclo de sua vida: cada estudo que fazia o levaria a outro e a novas descobertas.
Pasteur começou seus estudos em 1831 no Colégio de Arbois, mas em 1839 foi estudar no Colégio Real em Besançon, onde recebeu seu diploma em artes no ano de 1840 e iniciou sua carreira como professor auxiliar. Nesse convívio com o meio acadêmico desenvolveu um interesse por ciência e se aventurou pela primeira vez na área ao adquirir seu diploma de Ciências Matemáticas em Dijón. Após esse convívio inicial, Pasteur decidiu que se tornaria cientista e se aplicou para uma vaga na Escola Normal Superior de Paris sendo aprovado em quarto lugar em 1843.
Pasteur se formaria em 1845, mas teria méritos apenas em física e seria considerado medíocre em química. Por seus méritos em física foi apontado como professor da área no Liceu de Tournon, mas continuou como professor assistente na Escola Normal Superior de Paris, onde começou seu doutorado em ciências e iniciou seus estudos em cristalografia.
Em 1847 recebeu seu doutorado em ciências, desta vez com