Louis Pasteur
Louis Pasteur:
Pasteur nasceu em Dôle na França, no dia 27 de dezembro de 1822. Estudou na Escola Superior de Paris, dedicando-se, sobretudo, à Química e à Mineralogia. Foi professor das famosas Universidades de Estrasburgo,Lilli e Sourbone. Seu trabalho científico tornou-se a base da microbiologia e da medicina moderna, principalmente aquela voltada ao campo da infectologia.
Louis Pasteur fez várias contribuições para a ciência. Foi ele, por exemplo, quem detectou a existência de faces hemiédricas e a relação dessas com a rotação do plano de luz polarizada, provocada pelos ácidos correspondentes. Para os cientistas, isso era um estranho fenômeno que Pasteur demonstrou ser fruto da assimetria na constituição desses corpos. Dai surgiu o fundamento da posterior teoria do carbono assimétrico e da estereoquímica em geral (ramo da química que estuda os aspectos tridimensionais das moléculas).
Pasteur foi ainda responsável pela mudança nas práticas médicas dos hospitais. Antes dele, centenas de pacientes e médicos morriam todos os anos, vítimas de infecções hospitalares causadas por micróbios, vírus e bactérias. Ele também descobriu que formas enfraquecidas de micro-organismos poderiam ser usadas como meio de imunização contra doenças viróticas - o que deu impulso a manipulação de inúmeras vacinas que hoje conhecemos.
Estudando pessoas vitimadas pela raiva, Pasteur descobriu que aquela doença não era um distúrbio mental comum. Ela era transmitida por agentes muito pequenos (vírus), que escapavam à observação óptica do microscópio. Animais de estimação seriam os hospedeiros desses agentes, que causavam distúrbios no cérebro humano. Como resultado ele promoveu a vacinação antirrábica em gatos e cachorros e desenvolveu terapias de tratamento para pessoas que haviam sido mordidas por animais portadores da raiva.
A descoberta da Pasteurização
De todas as contribuições cientifica desse estudioso francês, talvez o processo de