Lorenzo
O vitelo é um material rico em substâncias nutritivas que tem a função de nutrir o embrião até que ele consiga obter o próprio alimento do ambiente. Cada organismo vivo apresentam células-ovo com vitelo em quantidade e distribuição diferentes, e com relação a isso, os ovos podem ser classificados em quatro tipos: oligolécito, heterolécito, telolécito e centrolécito.
Os ovos oligolécitos (oligo=pouco; lecito=vitelo) são também chamados dealécitos (a=sem) ou isolécitos (iso= igual). Esses ovos apresentam pouca quantidade de vitelo, que é distribuído de forma homogênea no citoplasma. Ovos assim estão presentes nos cordados, equinodermos, moluscos, anelídeos, nematódeos, platelmintos e muitos invertebrados marinhos.
A segmentação desse tipo de ovo é total e igual
Os ovos heterolécitos (hetero=diferente), também chamados de mediolécito ou mesolécito, possuem média quantidade de vitelo, que é mais concentrado no polo vegetativo, sendo que no polo oposto, o polo animal, apresenta menos vitelo. Esse tipo de ovo é próprio dos anfíbios.
A segmentação do ovo heterolécito é total e desigual
Os ovos telolécitos (telos= extremidade), também chamados de megalécitos, possuem uma enorme quantidade de vitelo ocupando boa parte do ovo. Nesse caso o vitelo é chamado de gema. Os ovos telolécitos são encontrados em aves, répteis, peixes e moluscos cefalópodes.
A segmentação do ovo telolécito é parcial e discoidal
Os ovos centrolécitos (centro= meio) apresentam o vitelo ocupando a região central do ovo. Esse tipo de ovo pode ser encontrado na maioria dos artrópodes.
A segmentação do ovo centrolécito é meroblástica e superficial
Ex. um jacaré tem a opção de permanecer na água ou na sombra ou tomar sol. Nestas três condições, a temperatura do seu corpo pode ser diferente, pelo fato dessas condições ambientais oferecerem temperaturas diferentes. Quando da opção de escolha, dizemos que o animal é ectotérmico. O peixe, no entanto, nem sempre tem essa opção