Lorax
Além disso, levando-se em conta as diferenças de pronúncia de cada região, existiriam, num mesmo país, várias formas para uma mesma palavra. Assim, existe um padrão que leva em conta a fonética, a tradição e a etimologia. A Ortografia é regulamentada por leis, fruto de acordos ortográficos. Para se conseguir um bom nível ortográfico seria ideal conhecer a origem das palavras. No entanto, como isso nem sempre é possível, pode-se contar com a memória visual, treinada com bastante leitura e redação. Também é importante saber algumas regras que podem resolver boa parte das dificuldades.
O ensino da pontuação
Os sinais de pontuação são marcações gráficas que servem para compor a coesão e a coerência textual além de ressaltar exclusividades semânticas e pragmáticas. Veremos aqui as principais funções dos sinais de pontuação conhecidos pelo uso da língua portuguesa.
Ponto ( . )
1- Indica o término do discurso ou de parte dele.
- Façamos o que for preciso para tirá-la da situação em que se encontra.
2- Usa-se nas abreviações
- V. Exª.
- Sr.
Ponto e Vírgula ( ; )
1- Separa várias partes do discurso, que têm a mesma importância.
- “Os pobres dão pelo pão o trabalho; os ricos dão pelo pão a fazenda; os de espíritos generosos dão pelo pão a vida; os de nenhum espírito dão pelo pão a alma...” (VIEIRA)
2- Separa partes de frases que já estão separadas por vírgulas.
- Alguns quiseram verão, praia e calor; outros montanhas, frio e cobertor.