Lonworks Protocolo
COMUNICAÇÃO
Aldo Ventura da Silva*
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo principal apresentar a tecnologia LonWorks, passando por alguns atributos da tecnologia, contemplando especificamente seu protocolo de comunicação.
Primeiramente
falamos
sobre
aspectos
funcionais
da
tecnologia, partindo então para as especificidades das redes
LonWorks baseado em uma apresentação da tecnologia. E em seguida buscamos entender a forma do funcionamento de seu protocolo, passando pelas camadas OSI até a troca de comandos pelo barramento. E finalmente conhecemos o endereçamento e a forma de funcionamento do protocolo LonWorks, com suas entregas de mensagens.
Palavras-chave: LonWorks, sistemas de controle.
* Bacharel em S istemas de Infor mação – Universidade de São Paulo
(USP)
1
1 INTRODUÇÃO
A
evolução
tecnológica
propiciou
novas
visões,
acrescentando novos costumes e culturas, dificilmente não vemos uma pessoa com o telefone celular em suas mãos, obtendo informação de forma simplificada e ágil. A automação possui esses aspectos de inovação cultural e, portanto acaba se aprimorando conforme a sociedade evolui e novas descobertas vão surgindo.
A tecnologia LonWorks, adéqua-se exatamente ao processo de evolução, uma vez que é uma tecnologia aberta, ou seja, podem ser criados novos dispositivos para utilização, sem que nos prendamos a um único fornecedor.
Outra grande vantagem da tecnologia é a descentralização do processamento. As arquiteturas de redes de controles convencionais possuem um computador central, onde a informação é processada, que em seguida volta para o dispositivo uma resposta à requisição, e só então é efetuado o comando propriamente dito. A arquitetura centralizada necessita que todos os dispositivos de entrada e saída devam estar ligados ao dispositivo controlador, o que requer muitos fios, tornando a instalação complexa e custosa
(CUNHA, 2008).
A idéia fundamental da tecnologia é servir como um meio
para