Longe
Zézinho
ARQUITETURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS E GERENCIAMENTO DE PROCESSO NO SISTEMA OPERACIONAL
ARQUITETURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS E GERENCIAMENTO DE PROCESSO NO SISTEMA OPERACIONAL
Trabalho apresentado ao curso técnico de Redes de Computadores da Escola como avaliação parcial ao componente de Sistemas Operacionais orientado pelo professor.
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho será apresentado conceitos de arquitetura de sistemas operacionais, e gerenciamento de processo no sistema operacional, conceitos abstratos usados para o entendimento e para a manipulação de forma técnica do sistema, como o que é a monoprogramação, como defini-la, o escalonamento de processos, RPC’s entre outras.
1. Arquitetura de Sistemas Operacionais
1.1 Monoprogramação
Na área da computação, é chamado monoprogramação aquele sistema que é capaz de realizar apenas uma tarefa. No sistema de monoprogramação o hardware do sistema é utilizado para apenas um aplicativo por vez, e próximo aplicativo para ser inicializado tem que esperar o fechando do atual, para quando a memória volátil estiver livre para receber outros dados, assim como o processador ocioso para um novo processo.
O Sistema monotarefa tem vantagens como fácil implementação, e por só suportar um aplicativo por vez isso o torna ele extremamente segundo em comparação com o multitarefa.
1.2 Multiprogramação
O sistema em multiprogramação é um sistema que consegue utilizar os seus componentes de hardware em varias aplicações diferentes, o sistema permite a utilização de programas sendo usados de forma simultânea. O Conceito usado é semelhante ao de monotarefa, na realidade o sistema de multiprogramação, utiliza tempos diferentes do processador para cada