loncellot
1474 palavras
6 páginas
TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO LÍNGUA E GRAMÁTICA (Nível Médio/Superior)TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 77 – LÍNGUA E GRAMÁTICA (Nível Médio e Superior)
O romântico José de Alencar preocupou-se com a língua porque sentia que ela representava o veículo fundamental de uma literatura independente: a nacionalidade apoia-se em primeiro lugar sobre a língua. O texto abaixo reflete a defesa do escritor a respeito de nossa língua e cultura.
LÍNGUA E GRAMÁTICA
(José de Alencar) Minhas opiniões em matéria de gramática tem-me valido a reputação de inovador, quando não a pecha de escritor incorreto e descuidado.
Entretanto, poucos darão mais, se não tanta importância à forma do que eu: pois entendo que o estilo é também uma arte plástica, por ventura muito superior a qualquer das outras destinadas à revelação do belo. Como se explica, portanto, essa contradição.
Pretendo tratar largamente desse assunto em uma pequena obra que tenho entre as mãos, e na qual me propus a fazer um estudo sobre a índole da língua portuguesa, seu desenvolvimento e futuro, considerando especialmente a tão cansada questão do estilo clássico.
Sou obrigado, porém a antecipar algumas reflexões como resposta ao artigo que em seus Novos Ensaios Críticosescreveu sobre Iracema um distinto literato português, o Sr. Pinheiro Chagas.
Vale a pena ser advertido por crítico tão ilustrado, quando a censura, como a sombra que destaca no quadro o vivo e fino colorido, não passa de um relevo imerecido a elogios dispensados com excessiva generosidade. A questão vai, portanto, estreme de qualquer assomo da vaidade, que estaria por demais satisfeita com as finezas recebidas. Eis as palavras do artigo a que me refiro:
“Não, esse não é o defeito que me parece dever notar-se na Iracema; o defeito que eu vejo em todos os livros brasileiros e contra o qual não cessarei de bradar intrepidamente é a falta de correção na linguagem portuguesa, ou antes a mania de tornar o brasileiro uma língua diferente do velho