lombada
LOMBADA ELETRÔNICA
Curitiba – PR
2014
FELIPE SALLES
NICOLI CORRÊA
PAULO VINÍCIUS
LOMBADA ELETRÔNICA
Trabalho apresentado à Disciplina de Controles Lógicos Programáveis, ministrada pelo Prof. Dr. Winderson Eugenio dos Santos do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica da UTFP-PR.
Curitiba - PR
2014
Sumário
1. Introdução 4
2. Descrição do Processo 5
3. Diagrama Esquemático do Processo 6
4. SFC Conceitual 7
5. Tabelas de Endereçamento da CLP 8
5.1 Endereçamento das Entradas 8
5.2 Endereçamento das Saídas 9
5.3 Endereçamento das Etapas 9
5.4 Tabela dos Temporizadores 9
5.5 Tabela de Transições 10
6. SFC Tecnológico 11
7. Código de Programação do CLP 12
8.Conclusão 2
9. Referencias Bibliográfica 3
1. Introdução
O presente trabalho tem como objetivo representar no software CLP a modelagem lógica sequencial da automatização de uma lombada eletrônica para a velocidade máxima de 40 km/h. O processo é para uma lombada que detecta a condição de um veículo segundo a sua velocidade.
Para tanto será apresentado o diagrama esquemático do processo, seu modelamento lógico sequencial através de Grafcet, os endereçamentos utilizados para programação da CLP bem como sua programação. A modelagem em questão é composta por etapas que são ativadas de forma sequencial, fato esse denominado de Grafcet – Gráfico Funcional de Comandos Etapa Transição – ou também conhecido como SFC – Sequential Functional Charts.
2. Descrição do processo
O processo consiste em uma lombada eletrônica para detectar a velocidade máxima de 40km/h. Dependendo da velocidade que o carro passa pelos sensores tem-se algumas características especiais envolvidas.
O sistema possui 4 lâmpadas sinalizadoras, sendo uma amarela indicadora da situação da lombada (ligada ou desligada) e as restantes indicam a faixa