Loja virtual
Prof. Dr. Hellinton H. Takada
O QUE É QUALIDADE?
“Uma característica ou atributo de alguma coisa” Como atributo de um item, a qualidade se refere a características mensuráveis. Atributos que podemos comparar com padrões pré estabelecidos, e portanto, conhecidos, tais como: cor, comprimento, dureza etc. Portanto, devemos nos preocupar com a conformidade dos produtos fabricados por uma organização, ou a não variação. Controle de variação: Este é o âmago do controle de qualidade. Um fabricante precisa minimizar a variação entre os produtos que são produzidos, e isto abrange até a mais simples tarefa.
Mas como isso se aplica ao trabalho de software? Como uma organização de desenvolvimento de software pode controlar a variação?
Softwares são essencialmente entidades de desenvolvimento intelectual, são mais difíceis de caracterizar ou mensurar em comparação às grandezas físicas ou objetos físicos. De um projeto para outro, devemos minimizar a diferença entre os recursos previstos, necessários para completar um projeto, e os recursos usados de fato. Em geral, gostaríamos de nos certificar de que nosso programa de teste cobre uma porcentagem conhecida do software, de uma nova versão. Desejamos não apenas minimizar a quantidade de defeitos que vão para fora da organização, gostaríamos também de nos certificar de que a variância no número de erros seja também minimizada de uma versão para outra. Ou que a versão mais recente apresente maior precisão e rapidez que a anterior.
Basicamente existem medidas das propriedades de um programa. Essas propriedades incluem a complexidade ciclomática*, a coesão, o número de pontos por função, o número de linhas por código entre outras. Ao examinarmos um item baseado em suas características mensuráveis, duas espécies de qualidade podem ser encontradas: Qualidade de conformidade • Qualidade de projeto
•
*Métrica de software que fornece uma medida quantitativa da complexidade lógica