Loja de Materiais para Construção
Estrutura básica de uma loja de material de construção
É fundamental que o empreendimento conte com um veículo utilitário de médio a grande porte para entregas
A estrutura básica do local comercial, onde se pretende instalar a loja de materiais de construção, necessita de uma área mínima construída de 400 m², sendo que, deste total, cerca de 25% da área deve ser destinado para a exposição de produtos e 60% reservado para área de depósito de produtos. O restante da área deve ser distribuído em área de serviço/descarga, escritório, copa e banheiros para funcionários e para visitantes.
Deverá dispor de espaço para estacionamento de veículos dos clientes e ser servida com rede de água encanada, rede de esgoto, rede de energia elétrica e rede telefônica. O aproveitamento da área disponível para o recebimento e atendimento dos clientes deve ser muito bem planejado, de forma a propiciar a eficiência e a produtividade.
A distribuição dos móveis, equipamentos e, principalmente, das mercadorias neste espaço destinado ao showroom, deve promover a funcionalidade do ambiente e a integração da atividade a ser prestada. Na retaguarda, o espaço requer uma área maior, onde será estocado o volume das mercadorias a serem comercializadas. Por fim, devem-se considerar ainda aspectos referentes à decoração, ambientalização, luminosidade, facilidade de locomoção, fachada, entradas e saídas, entre outros.
Para montar uma loja de materiais de construção, serão necessários: balcão, gôndolas, máquina emissora de cupom fiscal (ECF), telefone e impressora. Além dos equipamentos da área de comercialização, o empreendimento necessitará de móveis e equipamentos de escritório, como: computador, fax, telefone, mesa, cadeira, armários, entre outros.
É fundamental que o empreendimento conte com um veículo utilitário de médio a grande porte para entregas. Será necessário, ainda, a aquisição de um software de automação para o controle operacional,