Logística
Atividades da logística reversa: coletar; separar; embalar e expedir itens usados, danificados ou obsoletos dos pontos de consumo até os locais de reprocessamento, revenda ou descarte.
Fatores para eficiência da logística reversa: bons controles de entrada; processos mapeados e formalizados; ciclo de tempo reduzido; sistema de informação acurados; rede logística planejada; relações colaborativas entre clientes e fornecedores.
Canal de Distribuição: é o caminho escolhido para o produto/serviço chegar ao consumidor final através de atacadistas e varejistas da empresa.
Objetivos do canal de distribuição: garantir rápida disponibilidade do produto ao mercado prioritário; Intensificar ao máximo o potencial de vendas dos produtos; Garantir a manutenção do nível de serviço requisitado pelo cliente.
Sistema de distribuição direta: A empresa vende o produto diretamente aos consumidores finais
Sistema de distribuição exclusiva: A empresa utiliza um ou poucos intermediários exclusivos a fim de atender a segmentos específicos do mercado consumidor
Sistema de Distribuição Intensiva: A empresa coloca o produto no maior numero possível de pontos de vendas
Definindo canais de distribuição: 1- identificar os segmentos homogêneos de clientes e definir o canal de distribuição. 2- identificar e priorizar as funções logísticas. 3- Confrontar o projeto dos canais de distribuição. 4- Revisão do projeto de distribuição. 5-Aferição dos custos e benefícios e escolha das estruturas de distribuição. 6- Integração com as atividades atuais da empresa.
MRP I – método efetivo de planejamento para todos os recursos de manufatura de uma empresa. Ele permite avaliar quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento.
MRP II- Planejamento dos