Logística
Cassiane Langbecker Soares Nogara (UNIFRA) cassi_soares@hotmail.com
Renata Coradini Bianchin (UNIFRA) renata@unifra.br
Greice de Bem Noro (UNIFRA) gbgreice@gmail.com
Resumo: A logística pode ser entendida como uma forma de aumentar o grau de eficiência nas organizações, uma vez que, através da integração entre fabricante, fornecedor e consumidor final, o processo pode se tornar mais ágil, seguro e competitivo. O processo logístico de distribuição envolve elevados custos, portanto é fundamental que as organizações conhecem claramente cada atividade, para que seu fluxo de informação e de materiais seja o mais eficiente possível. Neste contexto, o presente artigo objetivou realizar um estudo sobre o processo logístico de distribuição, com ênfase em descrever e analisar todas as envolvidas no processo logístico de distribuição. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa possui natureza qualitativa, classificando-se como exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos, tendo sido realizada como um estudo de caso em uma indústria de móveis do interior do Estado do Rio Grande do Sul.
Palavras-Chave: Competitividade, Logística, Distribuição.
1. Introdução
A competição vivenciada pelas organizações na atualidade, vem crescendo de maneira desordenada e, para as empresas se manterem no mercado, é essencial a utilização de uma posição de diferenciação. A logística pode ser entendida como uma forma de aumentar o grau de eficiência nas organizações, uma vez que, através da integração entre fabricante, fornecedor e consumidor final, o processo pode se tornar mais ágil, seguro e competitivo.
A logística existe para mover e localizar o inventário de forma a alcançar os benefícios desejados de tempo, local e posse, a um custo total mínimo. Para isso, a logística deve agir de maneira inter-relacionada com todos os setores da organização. Também a