Logística
GEANE SILVA DE SOUSA
MARIA KAROLLYNE FELIPE DOS SANTOS
VITÓRIA HINA SAKAYO
GESTÃO DE ARMAZENAGEM
Trabalho realizado no segundo semestre de 2014 no Curso de Administração da Universidade Católica de Brasília para obtenção da nota parcial na disciplina Logística e Administração da Cadeia de Suprimentos.
Professor: MSc. Edmo Martins Gomes Filho
Brasília – DF
2014
1. Introdução
Toda empresa precisa armazenar os produtos, sejam matéria-prima, material em processamento ou produtos acabados. A armazenagem compreende uma das áreas mais importantes na gestão de materiais, ela incorpora diferentes aspectos das operações logísticas. Devido à interação, a armazenagem não se enquadra nitidamente em esquemas de classificação utilizados quando se fala em gerenciamento de pedidos, inventário ou transporte. Um armazém é normalmente visto como um lugar para se guardar ou armazenar produtos ou materiais. Entretanto, nos sistemas logísticos contemporâneos, a finalidade dos armazéns pode ser mais bem comprometida como um conjunto de produtos.
Este trabalho fornece o fundamento para o entendimento do valor da contribuição da armazenagem ao processo logístico. A abordagem aqui é relevante para todos os tipos de armazéns, incluindo-se aí os centros de distribuição, os terminais de consolidação, as instalações de desconsolação e separação de carga, e os croos-docks (de transferência modal). O objetivo é introduzir as responsabilidades gerenciais gerais relacionadas à armazenagem.
2. Gestão de Armazenagem
A armazenagem pode contribuir para a eficiência na fabricação e nas atividades varejistas. Embora o papel dos armazéns tradicionais tenha sido o de armazenar inventários, os armazéns modernos apresentam uma proposição mais abrangente de valor relativo a benefícios econômicos e de serviços. Os benefícios econômicos