Logística
concorrência na área de logística (visão geral):
no contexto atual, a preocupação com a utilização da logística como um fator estratégico tornou-se fundamental para as empresas. conforme Ricardo machado(artigo digital: a logística uma vantagem competitiva, o ambiente em que as empresas operam atualmente, é muito complexo e fortemente competitivo, portanto elas estão buscando a diferenciação e o estabelecimento de vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. neste cenário competitivo, cada empresa busca encontrar o seu próprio caminho,no entanto, um ponto comum é o fato de aceitar que a lógistica deve ser entendida como o gerenciamento estratégico do fluxo dos materiais,bem como das informações envolvidas,necessárias para transportar de forma eficiente os produtos de uma origem a um destino. a globalização, a mudança de comportamento dos consumidores , bem como a redução do ciclo de vida dos produtos,e a dificuldade de estabilidade e permanência de marcas, exigem que as organizações , adquiram e desenvolvam novas competências para conquistar e manter clientes. a competitividade deixou de ser regional e se tornou global, ampliando as dimensões da concorrência, que passou a acontecer entre as cadeias produtividas e não mais entre empresas isoladas. nesse contexto,as vantagens e diferenciais competitivos são cada vez mais efêmeros. a rapidez e flexibilidade deixam de ser apenas um discurso e tornam-se obrigatórias.
Como podemos observar no Gráfico abaixo a Dellog vem evoluindo, observamos um crescimento de 32%, quando comparamos o faturamento da venda do ano de 2012 versos o ano de 2013.
32%!
a logística como estratégia: ao ser corretamente entendida e aplicada, a logística permite desenvolver estratégias para a redução de custos e o aumento do nível de serviço ofertado ao cliente. com essas duas condições isoladamente ou em