Logística
Nome: Edivaldo Joaquim de Castro
Turma: Logística 2013
Resposta:
1) O escoamento de produção brasileira ainda é o maior obstáculo para nossa agricultura de grão, pois o gargalo logístico entre os modais vem sendo prejudicial a rentabilidade da exportação. O Brasil é um país de dimensões e para o melhor escoamento da produção de grão, seria melhorar a intermodalidade isto aparece como ponto principal para melhor assegurar a competição entre os países.
Nossos modais são constituídos de 58% do modal rodoviário e 25% do modal ferroviário, pois as nossas ferrovias não se integram, porque ser de bitolas diferentes. Nos EUA o transporte rodoviário e feito em media a distancia de 400km por carga e também tem a maior malha ferroviária do mundo que se integra com os outros modais, assim sendo 35% de tudo que e transportado no país passa pela malha ferroviária.
Fazendo uma comparação nos dá a nítida noção como EUA estão em vantagem perante a nós, pois o modal ferroviário é o principal meio de escoamento daquele país aonde se transporta se uma vez uma enorme quantidade por tonelada, que influencia direta mente no preço final do produto. A diferença no custo da exportação dos dois países para a China constata nossa desvantagem, o produto americano gasta cerca de U$ 98 pelo transporte total da tonelada do grão e o Brasil paga em media U$ 180, dados do United States Depártment of Agriculture (USDA), nos revela que os EUA tem o custo do frete no valor final da tonelada do grão de 26% e o Brasil de 44%.
Resposta:
2) Melhorar a integração entre os modais, sendo assim, fazendo uma padronização nas bitolas das ferrovias, tendo um consenso entre o Governo e as administradoras das mesmas para sua melhoria e fazendo que o mesmo chegue até os portos para melhor escoamento dos produtos, melhorar o asfalto e também por em lugares que ainda não chegou o asfalto ,com estas iniciativas os portos vão ter um fluxo maior de exportação e importação de