Logística
A modelagem em Dinâmica de sistemas é a representação de um sistema no decorrer do tempo, sendo adequado para análise de sistemas que sofrem influência com a ação do tempo. São na verdade processos de desenvolver modelos cujas estruturas os fluxos se convertem em diversos estados.
Fluxos de recursos – São os elementos que passam ou percorrem todo o caminho de um sistema. Estes recursos são transformados em diferentes estados a medida que passam pelo sistema. Por se tratar de tempo (Dinâmico), os recursos podem se encontrar em algum determinado estado por algum tempo, podem se acumular. Este acúmulo é chamado de estoque ao longo do processo. Na linguagem da dinâmica de sistemas estes acúmulos ou estoques são chamados de níveis.
Simbologia – Os fluxos de recursos são simbolizados por setas dentro de um sistema indicando o fluxo de onde começou o processo para onde irá depois de transformado. Os estoques ou níveis são representados por retângulos.
A figura 1 abaixo é um exemplo de mapa sistêmico, representando uma ótica. Nele percebemos o recurso a transformação do atendimento das pessoas em vendas. Os clientes podem ser transformados em seguintes estados: Clientes que foram ou não atendidas pelos vendedores. Os clientes que não foram atendidos podem ser um estoque ou nível e pode ser estudado o porquê deste “não atendimento”. O segundo estado é os clientes que compraram efetivamente um produto (óculos ou lentes de contado) e os clientes que se retiraram sem comprar nenhum produto oferecido pelos vendedores.
[pic]
02) Como desenvolver um diagrama de estoque e fluxo? Descreva um modelo.
Para identificar as principais estruturas do Diagrama de Estoques e Fluxos, o modelador deve descobrir quais variáveis determinam o estado, a situação do sistema (seus estoques) e quais variáveis estabelecem as mudanças (seus fluxos).
Um estoque é normalmente descrito através de um