Logística
Desde o início do século III a.C. a logística era considerada uma arte de cálculo, porém, com o desenvolvimento humano e tudo que nos rodeia, a logística passou a ser conceituada com seu propósito atual: a redução de custos sem perdas de eficiência no atendimento e qualidade do produto.
A palavra logística é de origem francesa LOGISTIQUE, do verbo GREGO loger, que na realidade significa alojar. O termo é de origem militar e significa a arte de transportar, abastecer e alojar tropas. Com o passar do tempo, o significado foi se tornando mais amplo, passando a abranger outras áreas como a gerência de estoques, armazenagem e movimentação.
O surgimento da logística no Brasil iniciou se na década de 80, logo após a explosão da Tecnologia da Informação. Surgiram algumas entidades dando enfoque a Logística como: ASBRAS (Associação Brasileira de Supermercados), ASLOG (Associação Brasileira de Logística), IMAM (Instituto de Movimentação e Armazenagem), entre outras, que tinham a difícil missão de disseminar este novo conceito voltado para as organizações.
Foi a própria evolução do comércio local e internacional que permitiu a formação das cadeias de suprimentos, necessitando assim gerenciar desde o fornecedor da matéria-prima, passando pelo fabricante, pelo atacadista e pelo varejista e assim chegar até o consumidor final. Em cada fase da imensa cadeia ocorrem agregações de serviços que irão determinar o preço dos produtos. Não basta mais fabricar bem e melhor, é necessário transportar melhor, armazenar corretamente, embalar adequadamente, identificar, rastrear, enfim toda esta gestão é a logística. A redução dos custos e dos prazos nos dias de hoje é fundamental para o melhor giro dos ativos das empresas, a precisão dos embarques e entregas torna-se informação vital para toda a cadeia. Assim a logística empresarial hoje é fonte de vantagem competitiva.
A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e