Logística
1- Como pode caracterizar a situação anterior à chegada do Lopes da SSC? Especificamente em qual fase da evolução estava a organização da logística?
Antes, a empresa não possuía um Vice diretor de logística, tinha um gerente de distribuição que se reportava a um diretor de manufatura e possuía também um vice-presidente de compras se reportando para o vice-presidente de operações. A empresa geralmente vendia seus produtos na condição FOB e comprava a maioria das matérias primas na mesma condição.
2- Quais atividades, além das que já adicionou, deveria Lopes adicionar à área da logística a fim de maximizar suas probabilidades de atingir suas metas?
Lopes deveria ter um pequeno estoque de peças para ser mais rápido na entrega dos produtos.
3- Quais questões organizacionais e problemas podem surgir se o mesmo decide incrementar o alcance das funções da logística na SSC?
Se Lopes, decidir incrementar o alcance de suas funções na Logística interferindo-se em demais setores, poderá sobrecarregá-lo, deixando então de ser eficiente no que lhe foi pedido
4- Se você fosse o Lopes, de que forma esperaria que a empresa medisse teu desempenho com vice-presidente de logística? Que programa específico implantaria para aumentar a produtividade da função?
Se eu fosse Sr. Lopes, iria me desempenhar em desenvolver um plano logístico mais ágil, visto que agora ele se reporta diretamente ao vice-presidente de operações, tendo assim uma maior autonomia para tornar mais eficaz o serviço aos clientes.
5- Em geral, quais serão os fatores críticos de sucesso que determinarão se o desempenho de Lopes irá satisfazer o presidente?
Diante de uma recente competitividade acirrada na indústria, o Sr. Lopes irá satisfazer o presidente se conseguir reduzir o custo da logística e incrementar o serviço ao cliente, para que assim a empresa obtenha maior participação no mercado, se destacando