Logística
Razões de existência dos Operadores Logísticos
Focalização
Há forte tendência das empresas em concentrar seus esforços em suas atividades fins. Este processo vem lentamente ganhando força na medida em que o mercado ofereça alternativas vantajosas e confiáveis de fornecimento, principalmente de serviços. A terceirização da armazenagem e expedição - funções que envolvem produtos finais e relações com clientes - vem sendo praticada por setores nos quais os resultados são notórios: redes de supermercados, distribuidores de autopeças autorizadas, distribuidores de vestuário, indústrias localizadas fora dos grandes centros de consumo, empresas importadoras com distribuição massiva etc. Com a figura do operador logístico, a cadeia de distribuição se modifica implicando mudanças funcionais em todos os demais integrantes tradicionais: fornecedores, produtores, atacadistas, varejistas, transportadores, etc.
1. Ao contratar um OL em que as contratantes focalizam?
Sazonalidade
Setores industriais que atuam em mercados sazonais têm um longo período de produção sem entregas e curtos períodos de entregas sem produção (brinquedos, vestuário). Alternam-se, excesso e falta de espaço de armazenamento, e, sobrecarga e ociosidade na expedição. Contando com operadores logísticos, o custo total da armazenagem seria menor bem como haveria maior eficiência nos processos de armazenagem, coleta e expedição.
2. Para uma empresa de mercado sazonal (vestuário) , qual vantagem em contratar um OL?
Flexibilidade mercadológica
Campanhas promocionais que afetem a embalagem (ex. pegue três e pague dois) ou a formação de kits (ex. leve meia dúzia e ganhe uma camiseta) não são simples de serem implementadas por exigirem mudanças em sistemas e em processos. Por natureza, os operadores logísticos são dotados de softwares e hardware orientados para tratar qualquer tipo de produto, embalagem, condições de armazenamento e expedição. Esta característica dos operadores