Logística
INTRODUÇÃO
Desde seus primórdios, a civilização tem desenvolvido práticas comerciais, começando por trocas naturais em que as partes estipulavam livremente a quantidade e os produtos que envolveriam em suas negociações, até os dias atuais, onde a transação comercial se dá em torno de capital, produto, cliente satisfeito ou não.
Discorrendo um pouco sobre isso, pode-se observar a presença mesmo que primitiva de ações discutidas e estudadas na área administrativa, simplesmente pelo fato de os produtos a serem trocados nem sempre estarem à mão, tendo as partes que percorrerem certas distâncias para efetuar suas negociações e transportar seus produtos, temos uma pequena alusão a logística.
A evolução das atividades comerciais nos dá o mercado como o conhecemos hoje, extremamente competitivo, preocupado em atender da forma mais satisfatória possível a necessidade do cliente. O salto que a humanidade deu no campo tecnológico criou valores totalmente novos, e imprimiu nos processos administrativos das empresas uma aceleração violenta, ao mesmo tempo em que novos caminhos foram pesquisados, analisados e tentados.
Anteriormente a preocupação com o impacto causado no meio ambiente pela extração de matéria-prima e posteriormente, o volume de resíduos sólidos devolvidos à natureza de maneira desenfreada e extremamente prejudicial era quase que zero; contudo nos últimos anos a população vem conscientizando-se, exigindo do mercado uma melhor estrutura onde a agressão aos recursos naturais possa ser amenizada, a preservação ambiental seja uma máxima, o reaproveitamento de produtos já utilizados seja uma realidade consciente.
Embasado nessa necessidade surgiu um novo termo, a logística reversa.
Logística Reversa é tema relacionado às questões de preservação ambiental, em que materiais e produtos, no final de sua vida útil, são tratados adequadamente. Além disso, a logística reversa também pode significar um novo negócio para as empresas, a partir
do