Logística
Introdução a Logistica
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
Rio de Janeiro, 25 de abril 2012.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
Pesquisa e Resumo apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Introdução à Logística da UCB, sob a orientação do Prof. Albino Rodrigues.
Rio de Janeiro, 25 de abril 2012.
Distribuição
A parte da logística de enorme importância de uma organização é o sistema de distribuição. A entrega dos produtos ao seu destino final, que seja ele consumidor final, o varejista, o atacadista ou outro fabricante, requer especial atenção e plena satisfação de suas necessidades. Um dos princípios básicos do planejamento de distribuição consiste em otimizar os recursos empresariais, garantindo o pleno atendimento dos clientes e minimizando os custos de distribuição da empresa, assim são divididos a distribuição: Canal direto, Canal curto e Canal Longo.
Distribuição física
A distribuição física é o ramo da logística que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da empresa para o pleno atendimento do cliente. A distribuição física preocupa-se, principalmente, em entregar ao cliente um determinado pedido nas condições, preços e prazos solicitados. O profissional de logística deve preocupa- se em garantir a disponibilidade dos produtos requeridos pelos clientes á medida que eles os solicitem e assegurar que isso seja feito a um custo razoável.
Existe configuração estratégica de distribuição, que se dividem em três bases: entrega direta a partir de estoque de fábrica, entrega direta a partir de vendedores ou da linha de produção e entrega feita utilizando um sistema de depósitos. A gestão da distribuição física é tarefa que deve ser tratada em três níveis: estratégico,