Logística
Conceituar Ética/Moral; Ética Profissional;
Reconhecer o objeto próprio da ética;
Identificar os fundamentos da ética;
Reconhecer as condições para ser uma profissão;
Refletir sobre a importância de um comportamento ético.
CONCEITUAÇÕES BÁSICAS
O tempo atual está exigindo, cada vez mais, uma reflexão e uma postura ética em todos os setores da vida humana, especialmente no exercício das mais diversas profissões.
Ocorre, porém, que freqüentemente faltam os fundamentos para esta reflexão e esta postura. Para que a ética não se reduza a um conjunto de normas ou etiquetas sociais, fazendo do ser humano um autômato, é mister procurar a razão de ser dos comportamentos.
Em primeiro lugar, vamos analisar a definição e o conceito de ética, a mutabilidade de sua vivência, seu princípio fundamental, bem como seus critérios auxiliares; também será analisado o conceito de ética em relação às outras ciências, dando um destaque especial à ética profissional e concluindo com uma reflexão sobre a virtude.
DEFINIÇÃO ESCOLHIDA
A palavra “ética” deriva do grego etos, que significa costume.
Ética, em sentido etimológico, tem significado idêntico ao radical latino mos, do qual deriva a palavra moral. Ambos os vocábulos significam costume ou hábito. Tanto a moral como a ética, se referem à “teoria dos costumes”, às regras de conduta. A moral estabelece normas de conduta, normas éticas, destinadas a regular os atos humanos tendentes à consecução dos fins que ao homem são próprios.
Dentre os vários conceitos existentes, adotaremos o de Sertillanges, extraído de sua obra La philosophie morale de Saint Thomas:
Ética é a ciência do que o homem deve ser em função daquilo que ele é.
A ética estabelece um dever, uma obrigação, um compromisso, onde o seu fundamento é o próprio homem, pois é da sua natureza que surge a fonte de seu comportamento. Aliás, isto acontece com todas as coisas: o agir depende do ser;