Logística
FEIRA INTERMODAL
2012
Elaborado por
1 - Índice
1 – Capa – Apresentação;
2 – Índice;
3 – Trabalho: “Processo Logístico da Cana de Açúcar”;
4 – Fluxograma da Cana de Açúcar;
5 – Conclusão
2 - Feira Intermodal 2012 – Processo de Cana de Açúcar
Na feira visitei alguns stands de parceiros da empresa como: * Companhia Bandeirantes de Armazéns Gerais (Terminal Marítimo e Operadora Logística); * Coopercargas Logística (soluções logísticas integradas em Armazenagem, Distribuição Urbana e Transferência – Brasil e Mercosul),; * Grupo LocalFrio (Logística e Armazéns); * JSL Transportes e Logística no Brasil e Mercosul.
E foi no stand da JSL que entre uma conversa e outra com o gerente de transporte, que conheci um processo logístico que não conhecia, o Diretor Comercial do Interior de São Paulo me apresentou o processo logístico da Cana de açúcar, onde a empresa JSL está com todo o processo, desde a colheita até a descarga na Usina.
Todo este processo inclui todo maquinário: colhedeiras, Trator Carregador, Treminhões e Cavalos Escravos.
Na plantação existem os seguintes conjuntos de equipamentos: para 01 colhedeira, tem 02 tratores carregadores (que levam a cana até a carreta), várias carretas treminhões vazios e alguns cavalos mecânicos.
A colhedeira corta a cana e ao mesmo tempo carrega o trator carregador, quando este enche a caçamba, sai do lado da colhedeira e vai carregar os treminhões vazios e outro trator assume o lugar, este processo é feito em todo o período do trabalho.
Quando o treminhão é carregado completamente, o motorista engata o cavalo mecânico na carreta e segue viagem até a usina que fica em torno de 30 km da plantação.
Chegando à usina, o treminhão é desengatado num pátio destinado às carretas carregadas e o cavalo mecânico vai até outro pátio engatar um treminhão vazio onde segue viagem de volta à plantação para ser carregado e repetir o processo de ir